Em tempos coloquei esta solução simples no forum de Todo Terreno do qual tambem faço parte, e embora o esquema abaixo posso dar imenso jeito para TTs com guincho e afim, tambem pode ser muito util como uma forma barata de montar uma segunda bateria de uma forma menos complicada em vans adaptadas em autovivendas.
então cá vai...
Pois é, a quantos já não aconteceu ficar sem corrente eléctrica suficiente para colocar o motor a trabalhar?
Na sua maioria dos casos tal acontece após algum tempo de uso de equipamento eléctrico extra, tipo frigoríficos, DVD, ou ainda os conversores de 12v para 220v.
Na maior parte das vezes o problema resolve-se com umas minis oferecidas a 2 ou três amigos que lá dão o litro a empurrar o nosso 4x4, contudo nem sempre tal é possível uma vez que, ou não temos minis, ou não existe ninguém (com vontade ou sem ela) para empurrar, ou então o veículo é de caixa automática e só lá vai mesmo com um encosto de bateria.
Aí a coisa complica quando não temos ajuda num raio de vários kms.
Fica o exemplo prático de como montar uma segunda bateria para viaturas (a sua maioria) que tenham o regulador de corrente no próprio Alternador.
Tentei de uma forma simples criar um esquema eléctrico baseado na informação obtida através de pessoal que já tentaram este modelo e resultou.
Não esquecer usar fusiveis de amperagem compativel